Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Não confunda: tributo vinculado com tributo de receita vinculada

A classificação dos tributos é tema que desperta dúvidas e tem sido cobrado cada vez mais nos concursos e na OAB. Algumas classificações são comumente confundidas, por isso o texto abaixo poderá auxiliá-lo. Cada pedacinho de conhecimento é um degrau que se avança rumo à conquista!

Publicado por Profª Francys Balsan
há 8 anos

Tributo vinculado é aquele em que há uma contraprestação específica por parte do Estado. Assim, o particular paga o tributo porque recebe algo. É o que acontece, por exemplo, com as taxas. O contribuinte paga a taxa de coleta de lixo e, em contrapartida, recebe a prestação do serviço de coleta e remoção de resíduos.

Tributo não vinculado, ao contrário, é aquele em que não existe uma contraprestação específica. Justamente por isso, possuem caráter contributivo. Todos os impostos são não vinculados!

Muitas vezes são veiculadas, principalmente nas redes sociais, reclamações sobre a precariedade das ruas e rodovias. Em geral, as pessoas reclamam que pagam IPVA e não podem usufruir de vias e rodovias satisfatórias.

A reclamação tem fundamento? Tributariamente falando não. O IPVA, enquanto imposto, é tributo não vinculado. Logo, o dever de pagar decorre da realização do fato gerador e não de uma contraprestação.

Tributo de receita vinculada é aquele que a lei determina uma destinação para os valores arrecadados, a exemplo do empréstimo compulsório (art. 148, parágrafo único da CF). Nesse casos a destinação diversa implica na responsabilização do agente público.

Tributo de receita não vinculada, de outro lado, é aquele em que o administrador público poderá escolher, utilizando-se dos critérios da conveniência e oportunidade, onde aplicar os valores arrecadados.

Percebe-se que são duas classificações diferentes; portanto, é possível ter-se tributo vinculado e de receita não vinculada (taxas, contribuições de melhoria) e também tributo não vinculado de receita vinculada (empréstimo compulsório).

A imagem abaixo auxiliará na fixação da matéria:

No confunda tributo vinculado com tributo de receita vinculada

  • Sobre o autorMestre em Direito. Professora e amante do Direito Tributário.
  • Publicações44
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45067
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-confunda-tributo-vinculado-com-tributo-de-receita-vinculada/317931055

Informações relacionadas

Levi Sanger, Advogado
Notíciashá 3 anos

Qual a diferença entre tributo vinculado/não vinculado e arrecadação vinculada/não vinculada?

Jefferson Luiz Maleski, Advogado
Artigoshá 3 anos

Tributo: conceituação e classificações

Paduan Seta, Advogado
Artigoshá 5 anos

O que são taxas de serviço e de polícia?

Conceito de Tributo e as Espécies Tributárias

Francisco Lima Possas, Advogado
Artigoshá 6 anos

Sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Professa Francys, amei a sua explicação sobre a diferença de tributo vinculado com tributo de receita vinculada!!!! continuar lendo

Parabéns! Ótima explicação! continuar lendo

Muito bom! continuar lendo

Muito bom! continuar lendo